Alopecia

alopecia

É o termo designado para indicar a perda de pêlos do corpo ou cabelos. Pode acometer apenas uma parte ou todo o couro cabeludo e superfície corporal.  Existem diversas causas de alopecia, sendo que as principais são a Alopecia Androgenética (calvície), o Eflúvio Telógeno e a Alopecia Areata.

A Alopecia Androgenética  é a condição responsável pela calvície em homens em mulheres, e tem principalmente cunho genético. Atualmente existe uma gama de medicações e procedimentos estéticos para prevenção e tratamento desta condição. Os tratamentos mais recentes incluem o microagulhamento capilar com ou sem Drug Delivery, equipamentos de radiofrequência, mesoterapia e até mesmo o transplante capilar.

O Eflúvio Telógeno é uma perda excessiva de fios reversível, geralmente relacionada a algum stress emocional ou físico, e até mesmo carências vitamínicas. O tratamento consiste na interrupção do fator desencadeante e no uso de certas vitaminas que estimulam o crescimento capilar.

A Alopecia Areata é uma doença de origem auto imune, onde o próprio organismo ataca os folículos pilosos. Pode acometer couro cabeludo e corpo, onde surgem placas lisas de alopecia. O tratamento pode ser fácil em casos simples, até muito difícil em casos extensos e crônicos, e consiste principalmente no uso de corticóides locais.

Em caso de perda de cabelos, o ideal é sempre consultar  um médico dermatologista, que poderá diagnosticar e indicar o melhor tratamento para o seu problema.